Atividades

Bacia de chorume

O líquido gerado pela decomposição dos resíduos é armazenado em lagoas, pré-tratado e encaminhado para destinação final em empresa especializada e licenciada em tratamento de efluente.

A atividade do aterro sanitário naturalmente gera líquidos oriundos da biodegradação da fração orgânica dos Resíduos Sólidos Urbanos e também das águas pluviais que infiltram nas células de aterramento e solubilizam componentes orgânicos e inorgânicos ali presentes. A essa mistura de líquidos dá-se o nome de lixiviado mais conhecido como chorume. Suas características físicas, químicas e biológicas dependem das propriedades dos resíduos aterrados.

Antes da deposição dos resíduos, o fundo da célula de resíduos é preparado com tripla camada de proteção impermeabilizante, evitando que o chorume contamine o solo.

O chorume gerado nas CTVRs da RWE é coletado pelo sistema de drenagem instalada na base do aterro e direcionado para estações de tratamento, onde passa por processos físicos, químicos e biológicos antes de ser descartado de forma segura.